24 junho, 2008

Livro à venda (ESGOTADO)

As possibilidades de uso da bioengenharia são muito pouco conhecidas no Brasil. O livro, ricamente ilustrado, esclarece os princípios, descreve as diversas técnicas e demonstra o campo de aplicação e o alcance desta Ciência. É sugerida a instalação de experimentos práticos para pesquisar as características biotécnicas de plantas reófilas, visando aumentar a relação de espécies aptas para o manejo de cursos de água. Com um estudo de caso, são dados detalhes da construção de duas obras, empregadas com freqüência pela bioengenharia, na estabilização de taludes fluviais.
.__
Apresentação
Dividido em oito capítulos ordenados em uma seqüência lógica, que abrangem desde a coleta de dados até a seleção e construção de obras concretas, o livro leva o leitor a ter uma noção geral, porém clara da bioengenharia.
Nos primeiros quatro capítulos, são expostas as principais informações prévias, necessárias aos trabalhos práticos, e esclarecidos importantes conceitos sobre a fisiografia fluvial, processos fluviais e estabilidade de taludes, indispensáveis para o manejo biotécnico de cursos de água.
No capítulo 5, são expostos os efeitos da vegetação sobre a estabilidade de taludes fluviais. Neste capítulo foi incluída também a descrição botânica de espécies, tidas na literatura como potencialmente aptas para a bioengenharia e sugerida uma forma prática de experimento para estudar diversas características biotécnicas de vegetação reófila.
Os capítulos seguintes 6 e 7, adentram as formas e técnicas disponíveis para o manejo prático dos cursos de água, dando especial atenção às obras de bioengenharia.
O ultimo é quase um guia para reconhecer e classificar os problemas decorrentes de processos fluviais, levantar informações, decidir sobre as formas de ação, implantar e acompanhar o tratamentos selecionados. Para demonstrar esta seqüência, os autores apresentam um estudo de caso – O Arroio Guarda-mor – descrevendo os diversos passos para a solução de dois problemas concretos.
Miguel A. Durlo - Fabrício J. Sutili
Santa Maria /RS
Valor: R$ 50,00 + custos de envio
E-mail para contatos: bioengenhariadesolos@gmail.com